Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 02 Out 2023 | redação Instituto do Envelhecer no RN vacina mais de mil pessoas idosas em 2023

Crédito da foto: UFRN Instituto do Envelhecer da UFRN imunizou mais de mil idosos na campanha em 2023

Por Larissa Araújo / UFRN

Com objetivo de vacinar residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), o Instituto do Envelhecer da UFRN (IEN) imunizou mais de mil idosos na campanha em 2023. A ação é realizada com apoio da Escola de Saúde (ESUFRN), do Departamento de Enfermagem (DENF/ESUFRN) e da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS/UFRN).

O projeto realizou duas campanhas de imunização durante o ano de 2023. A primeira aconteceu em março e envolveu a vacinação contra a covid-19. A ação foi conduzida por uma equipe composta por professoras do curso de enfermagem, por alunos de pós-graduação e por um anotador. Ao longo de cinco dias, as equipes visitaram um total de 22 instituições, sendo 16 privadas e seis filantrópicas. Durante esse período, foram administradas 525 doses da vacina Pfizer Bivalente contra a covid-19, o que resultou em uma cobertura vacinal de 85,09% nessas instituições.

A segunda campanha ocorreu em maio e disponibilizou uma variedade de imunizantes, incluindo Influenza, Pfizer Bivalente e Pneumo 23. Além das 22 instituições já participantes do projeto, mais duas foram acrescentadas, totalizando 24 ILPIs envolvidas. Nessa etapa, foram administradas um total de 978 doses de vacinas, sendo 616 contra a Influenza, 64 da Bivalente e 298 da Pneumo 23. Essas vacinas foram destinadas a um grupo composto por 688 idosos residentes nas ILPIs e por 25 funcionários dessas instituições.

Sobre o projeto

De acordo com a organização, no Brasil, mais de 70% dos óbitos causados pela infecção da covid-19 correspondem a indivíduos com mais de 60 anos, o que justifica a prioridade da imunização na pessoa idosa.

O projeto também acompanhará a ocorrência de desfechos adversos ocorridos pós-vacinação nas ILPIS, como óbitos, internação hospitalar por síndrome respiratória aguda grave e síndrome gripal. Além disso, a ação busca facilitar o acesso à vacinação; fortalecer a parceria entre a UFRN, a comunidade e os serviços de saúde; contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes voluntários; e realizar ações de farmacovigilância no que se refere à vacinação contra covid-19.

Tags:

Instituto do Envelhecer
UFRN
RN
vacina
idoso

voltar