Os servidores técnico-administrativos e técnico-administrativas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) aderiram à paralisação nacional que está programada para a próxima quinta-feira, dia 22. Em assembleia realizada nesta terça-feira, 20, no auditório do DCEN, campus leste da universidade, a categoria também decidiu paralisar no dia 29.
Em virtude do momento político ao qual estamos vivenciando, os servidores discutiram sobre a onda de greve que vem se falando no Brasil. O coordenador geral da delegacia sindical do SINTEST/RN na UFERSA, Allyson Leandro Bezerra Silva, expôs para os servidores o que aconteceu durante a Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA, que ocorreu entre os dias 09 e 11 de setembro em Brasília, e as principais pautas defendidas pela categoria.
Na ocasião, falou-se sobre a luta dos turnos contínuos e lembrou que em algumas universidades do país essa conquista já existe há mais de 20 anos. O servidor Raimundo Nonato Monteiro também falou da experiência de ter participado da caravana em Brasília. A programação para o dia 22 segue com um ato em frente a Universidade das 07h às 09h da manhã e, logo após isso, a Delegacia convocou os setores onde há a implementação dos turnos contínuos, bem como aqueles que têm o interesse nessa conquista, para participarem de uma reunião na qual será avaliada o momento em que vive a nossa Universidade, no auditório do DCEN.
Além da paralisação, os servidores também aprovaram as mudanças ocorridas no regimento da Delegacia. Devido ao aumento das demandas e no surgimento de dois cargos, estes que se dizem respeito ao Coordenador Setorial de Comunicação e ao Coordenador Setorial Jurídico, a coordenação da delegacia propôs algumas mudanças para melhorar diálogo e atender as necessidades dos servidores. Portanto, Alex José Velasco Nunes e Maria Luisa Ferreira Gonzaga foram eleitos para ocuparem o cargo de Coordenador Setorial de Comunicação e Primeiro suplente, respectivamente.
UFRN
Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Educação da UFRN, a categoria resolveu aderir às paralisações dos dias 22 e 29 deste mês, conforme orientação nacional da Fasubra Sindical.
Segundo o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação (SINTEST/RN), O principal motivo desta decisão é a defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores. O PLP 257/16, já aprovado na Câmara e agora discutido no Senado, bem como a PEC 241/16 são considerados ataques frontais contra os trabalhadores, especialmente os do serviço público. A ideia é fortalecer a luta contra a retirada de direitos e o ajuste fiscal rumo à Greve Geral.
A programação dos dias de paralisação ficou assim:
Dia 22/09 (quinta-feira):
8h às 10h – Audiência Pública sobre o Dia Nacional de Paralisação na Câmara Municipal de Natal.
15h – Ato conjunto com concentração às 15h em frente ao Midway, na Salgado Filho. Na ocasião haverá uma aula pública exatamente sobre os dois temas de maior interesse e motivos da paralisação: o PLP 257/16 e a PEC 241/16.
Dia 29/09 (quinta-feira):
Ato conjunto com concentração na Praça Cívica, no centro de Natal.
Fonte: Sintest-RN
Tags: