Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 18 Ago 2022 | redação Apenas 3% das crianças menores de 5 anos se vacinaram contra a poliomielite

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Campanha de vacinação segue em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O monitoramento do RN Mais Vacina, portal que acompanha a vacinação contra a Covid-19, Influenza, Sarampo e Poliomielite, mostra que a cobertura vacinal do último agravo está muito abaixo do esperado em todo o Rio Grande do Norte até o momento.

Segundo a ferramenta, o percentual de crianças menores de 5 anos, público-alvo da campanha contra a poliomielite, é de somente 3% no decorrer da campanha iniciada em julho. De acordo com o RN Mais Vacina, apenas 6.750 tomaram a vacina.

O portal informa que esse número corresponde à soma das crianças vacinadas em relação ao público-alvo. A quantidade total de pessoas alvo da campanha, segundo o sistema, é de 186.330. Até o fechamento desta edição, 74.040 doses haviam sido distribuídas para crianças. Ontem (17) pouco mais de mil crianças receberam o imunizante em todo o território potiguar.

O portal também traz o número de doses aplicadas por faixa etária. Deste total de doses aplicadas, a maior quantidade está na faixa de 1 ano. Nesta idade tem 2.201 crianças imunizadas contra a doença.

Na sequência vem a faixa etária com 4 anos, com 1.597 crianças vacinadas. Já na faixa de 3 anos são 1.517 crianças imunizadas contra a pólio; a faixa etária de 2 anos é a que está com o menor número de crianças vacinadas. No total são 1.435.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

MOSSORÓ E NATAL

O levantamento também aponta uma cobertura vacinal baixa nas duas maiores cidades potiguares. Em Natal, somente 1.445 crianças nesta faixa etária receberam a dose da vacina contra a pólio. O número representa apenas 6% do total de 22.409 do público-alvo da campanha.

Já em Mossoró o número de crianças vacinadas contra a pólio, de acordo com o RN Mais Vacina, chega a 441, sendo o percentual bem acima do que o registrado em todo o estado e na capital potiguar.

O número equivale a 12% das 3.562 crianças que estão dentro do público-alvo da campanha no município. Deste total, 129 são de crianças de 1 ano, 128 na faixa de 2 anos, 117 crianças de 3 anos e 67 com 2 anos de idade.

Em Mossoró, além das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na zona urbana e rural, os pontos extras no Partage Shopping Mossoró, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) e o instalado na Festa de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição, também estão aplicando doses da vacina contra a pólio.

No shopping, a vacinação ocorre de segunda a sábado, das 10h às 18h. Já na FAEN/UERN a aplicação das doses é das 12h30 às 19h. Na igreja do Alto da Conceição, o ponto extra ficará na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 18h às 22h. Esses pontos também aplicam vacinas contra a Covid-19, Febre Amarela e Influenza.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Dia D de vacinação contra pólio e multivacinação acontece no sábado (20)

Acontecerá no próximo sábado (20) o dia D de mobilização nacional contra a poliomielite e multivacinação. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) explicou que a ação envolverá os 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Os postos de vacinação devem abrir das 8h às 17h

Os objetivos da campanha são alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Ainda de acordo com a pasta estadual, para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando 229.282 crianças no RN.

"A mobilização é fundamental para que os responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde e garantam a proteção das crianças, para que doenças já erradicadas não voltem para o país", disse Laiane Graziela, coordenadora do Programa de Imunização da Sesap.

A campanha segue até 9 de setembro de 2022. A adoção da estratégia de multivacinação se justifica diante do cenário de baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas.

 

Tags:

Mossoró
criança
poliomielite
vacina
saúde

voltar