Sábado, 22 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 21 Fev 2025 | redação Com estoque baixo, Hemocentro pede que a sociedade doe sangue

Crédito da foto: Reprodução O Hemocentro informa que pessoas de todos os tipos sanguíneos podem realizar a doação de sangue.

Por Amina Costa - Jornal de Fato

Faltando uma semana para o início do Carnaval, o Hemocentro de Mossoró faz um apelo à sociedade e solicita que os doadores de sangue compareçam ao local para realizar suas doações. Durante o Carnaval, a demanda por bolsas de sangue aumenta e, como o estoque atual está baixo, o Hemocentro não consegue atender toda a demanda em casos de emergências.

A diretora-geral Mariana Rezende também convocou a população para realizar a doação e informou que o estoque do Hemocentro está em nível crítico. “Na condição de diretora-geral do Hemocentro Regional de Mossoró, venho aqui fazer um breve apelo a toda a população mossoroense e municípios circunvizinhos. Nós sabemos que estamos nos aproximando de um período festivo, época de carnaval, onde os nossos estoques de bolsas de sangue e hemocomponentes ficam em níveis críticos, níveis baixos. Por isso, estamos aqui mais uma vez para pedir a colaboração de cada um de vocês que possam estar nos ajudando a restabelecer os nossos estoques”, disse, por meio da rede social oficial do Hemocentro de Mossoró.

O médico Wilson Júnior, hematologista do Hemocentro de Mossoró, informa que estão recebendo doações de todos os tipos sanguíneos. “Independente do seu tipo sanguíneo, se você puder, compareça ao Hemocentro mais perto da sua casa para doar sangue, precisamos de qualquer tipo. Uma doação que você faz pode salvar até quatro vidas, e essas quatro vidas agradecem demais”, disse, destacando o aumento no número de acidentes e de urgências durante o período de carnaval. “A gente está entrando em um período de carnaval, de festividades, onde a demanda aumenta muito, temos muitos acidentes e precisamos cada vez mais de doações”.

O médico André Aleixo, que também é hematologista do Hemocentro, reforçou o pedido e explicou que é fundamental garantir a segurança transfusional para o período carnavalesco. “Gostaria de convocar a população de Mossoró e cidades adjacentes para que nesse período pré-carnavalesco possamos aumentar a nossa oferta de sangue. Os estoques do Hemocentro estão muito baixos e sabemos que durante o período carnavalesco há um aumento acentuado da necessidade de sangue e se continuarmos com esses estoques reduzidos não poderemos dar o suporte necessário a essa demanda. Venha doar e, com isso, poderemos passar esse período carnavalesco com segurança transfusional”, concluiu.

O Hemocentro Mossoró funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, sem fechar para almoço, e sábado das 7h às 17h. Para que a pessoa possa fazer a doação, é realizada uma entrevista com 20 perguntas a respeito da saúde, estilo de vida da pessoa e, dependendo das respostas, ela estará apta ou não para prosseguir o procedimento. Além dos doadores já frequentes, o Hemocentro está mobilizando setores da sociedade para que também façam a doação de sangue.

A demanda do Hemocentro de Mossoró é alta, já que disponibiliza sangue para todos os hospitais públicos e particulares de Mossoró. Apesar do período carnavalesco ser uma preocupação, existem outras situações que demandam a transfusão de sangue, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, entre outras.

 

Veja quais são os critérios básicos para a doação de sangue:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

 

Impeditivos temporários para doação de sangue:

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas
  • Período gestacional
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana
  • Amamentação: até 12 meses após o parto
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação)
  • Extração dentária: 72 horas
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
  • Transfusão de sangue: 1 ano
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses
  • Ter sido exposto a situações de risco para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição)

Tags:

Hemocentro
sangue
saúde
vida

voltar