Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) nesta terça-feira, 9, a vereadora Aline Couto informou que vários pontos de distribuição do Programa do Leite na cidade não estão ofertando o produto há duas semanas.
“Para onde está indo o leite? Não sabemos o destino. Cobramos a relação dos beneficiários, os locais de distribuição e os coordenadores das áreas. Também o motivo de distribuição em residências, e não escolas, e de pessoas atuando de forma voluntária. Mas, não temos resposta”, diz.
A parlamentar acrescenta que um programa de tal envergadura social deve ser melhor conduzido. “O Programa do Leite precisa ser regularizado em Mossoró, em respeito àqueles que chegam de madrugada e esperam ate às 7h, não recebem nem têm satisfação”, reivindica.
Aline Couto explica que, apesar de alçada estadual, o Programa do Leite diz respeito à população de Mossoró, portanto, deve também ser objeto de fiscalização da Câmara Municipal. “Uma das funções do vereador é cobrar melhorias, independentemente de partido e esfera de governo”, frisa.
Esta não é a primeira vez que a parlamentar denuncia supostas irregularidades na distribuição do leite no município. Em maio deste ano, Aline Couto usou o plenário da Câmara Municipal de Mossoró para denunciar o descontrole na distribuição do leite no município.
“É preciso que entendam que o leite pertence às pessoas legalmente aptas a receber e não é de propriedade daqueles responsáveis pela entrega. Infelizmente, o problema que vem de outros governos, ficou pior no atual que perdeu completamente o controle da situação”, afirmou Aline à época.
Também à época, a reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o coordenador do Programa do Leite Potiguar (PLP), Sandro Trigueiro, sobre as denúncias de irregularidade na distribuição do produto. O coordenador informou que o atual governo tem conhecimento das denúncias de desvios, e que foi solicitada uma auditoria no programa para serem identificadas as irregularidades.
“A secretária Íris Maria solicitou à Controladoria que fosse feita uma auditoria no Programa do Leite Potiguar. Desde o início da gestão, estamos recebendo denúncias sobre irregularidades no programa, e a auditoria é justamente para identificar essas práticas. Há duas semanas, uma equipe de auditoria esteve em Mossoró e informou que a execução do programa estava um verdadeiro caos, com situações que são inadmissíveis”, disse o coordenador do programa.
Tags: