Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 18h15 | 06 Mar 2022 | redação Governo do RN concede honras de chefe de Estado a Geraldo Melo

Crédito da foto: Marcos Garcia / Jornal de Fato sepultamento de Geraldo Melo contou com as honrarias legais previstas a personalidades que exerceram

Por determinação da governadora Fátima Bezerra os atos de velório e sepultamento do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, neste domingo (6), contou com as honrarias legais previstas a personalidades que exerceram o cargo de chefe do Executivo estadual. Geraldo Melo morreu nest domingo vítima de um câncer (VEJA AQUI)

"O Rio Grande do Norte perde um grande homem público. Seja conduzido com muita luz, Geraldo Melo. Nossa solidariedade à esposa Ednólia e família", afirmou a governadora no velório realizado no cemitério Morada da Paz, onde esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretário de Comunicação, Daniel Cabral.

As honras militares incluem guarda de honra, salva de tiros e banda de música, atividades executadas pela Polícia Militar. O luto oficial por três dias foi instituído pelo Decreto Estadual Nº 31.301, de 6 de março de 2022.

Geraldo José da Câmara Melo governou o Rio Grande do Norte no período de 1987 e 1991. Foi senador de 1995 a 2003 e vice-presidente do Senado de 1995 a 1997. Nasceu no município de Campo Grande, em 12 de julho de 1935.

Faleceu neste domingo, aos 86 anos, e deixou a esposa Ednólia Melo e cinco filhos. Ele enfrentava um câncer no pulmão diagnosticado em 2020. Recuperou-se, mas no ano seguinte teve diagnosticada ocorrência de tumores no cérebro. Em 23 de dezembro passado foi internado na Casa de Saúde São Lucas, em Natal. Com o estado irreversível, foi para o apartamento da filha, onde permaneceu ao lado da família até a madrugada de hoje (6).

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte também decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo ocorrida neste domingo,

Em nota, a governadora Fátima Bezerra (PT) reconhece a importância de Geraldo Melo para  a política e para a história do estado.

Leia a nota:

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, que nos deixou aos 86 anos. Sua atuação política foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado.

Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares.

O Governo do Estado, em razão do falecimento, decreta luto oficial por três dias.

Governadora Fátima Bezerra.”

 

NATAL

A Prefeitura de Natal também decretou luto oficial. Veja a nota:

“O Rio Grande do Norte perdeu hoje um dos seus representantes mais preparados, mais inteligente e de melhor oratória. O ex-governador e ex-senador Geraldo Melo foi durante anos um dos expoentes nomes do PSDB nacional, chegando a ser vice-presidente do Senado, onde era reconhecido pela sua capacidade de diálogo e seus conhecimentos sobre os problemas nacionais.

Tive oportunidade de exercer meu primeiro mandato na Assembleia durante o governo dele e depois de conviver com Geraldo no Congresso Nacional e posso atestar sua capacidade intelectual e de trabalho. Como primeiro governador eleito após a volta das eleições diretas, montou uma equipe de técnicos preparados, muitos dos quais oriundos, como ele, da Sudene e depois também auxiliares no governo Aluizio Alves.

Membro da Academia Norte-riograndense de Letras, publicou há pouco tempo o seu primeiro romance Luzes e Sombras do Casarão, cuja estória se passa em Campo Grande, sua terra natal. A dona Edinólia, filhos e demais familiares e amigos meus votos de pesar, com a certeza de que a separação é momentânea e a esperança da ressurreição na fé.

Decreto luto oficial de três dias em Natal em memória do ex-governador.

Prefeito Álvaro Dias.”

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira, lamentou a morte do ex-governador Geraldo Melo. Em nota, Ezequiel classificou Geraldo como "um homem simples de muitas palavras e muitas conquistas" e afirmou que o ex-governador deixa um grande legado.

"Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte. É assim que fazemos a despedida a Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo. Conhecido por sua figura icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governador como o 'tamborete', Geraldo nos deixa um grande legado: o de fazer política fazendo amigos", afirmou Ezequiel, fazendo referência a um trecho do jingle que acompanhou Melo em diversas campanhas políticas.
 
Leia a nota:
 
“Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte”. É assim que fazemos a despedida a Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo. Conhecido por sua figura icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governador como o “tamborete”, Geraldo nos deixa um grande legado: o de fazer política fazendo amigos. 
 
E a amizade foi sua grande marca. Ex-governador, ex-vice-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte, Geraldo Melo (PSDB), de 86 anos, fez muitos amigos em suas andanças pelo Estado, com sua inteligência e cordialidade. 
 
Um homem simples, de muitas palavras e muitas conquistas, Geraldo governou o Rio Grande do Norte entre 1987 a 1991. Depois disso, ele cumpriu mandato de senador no período de 1995 a 2003. Em 2018, Geraldo disputou  uma vaga ao Senado Federal pelo PSDB o que muito nos honra como sua trajetória política. 
 
Imortal da Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), hoje, Geraldo se despede desta vida em decorrência de um câncer de pulmão. Geraldo era casado com Ednólia Melo, ex-prefeita de Ceará-Mirim com quem teve cinco filhos.
 
Descanse em paz, Geraldo. 
 
Ezequiel Ferreira de Souza 
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Tags:

Geraldo Melo
Governo do RN
luto

voltar