Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 10h15 | 23 Jul 2024 | redação Coluna César Santos: semana de decisões na sucessão mossoroense

Crédito da foto: Jornal de Fato Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

As definições de chapas para a Prefeitura de Mossoró começam esta semana com os holofotes voltados para as principais postulações à sucessão municipal. Todos estão aguardando a escolha dos vices de Allyson Bezerra (União Brasil), Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB).

De pronto, temos a certeza de cinco candidaturas majoritárias; além das três acima citadas, completam a Irmã Ceição, do PRTB, e Victor Hugo, do partido da Unidade Popular pelo Socialismo (UP).

O PL abrirá a temporada das definições, com a convenção de sexta-feira, 26. O partido chegará ao dia com o vice definido. Se depender da vontade dos liberais, o nome é do vereador Tony Fernandes, do Avante, que também é cogitado para vice de Larwrence, que fará a convenção do PSDB somente na reta final do prazo, 3 de agosto.

O União do prefeito Allyson também retardou a convenção, que ainda não foi marcada, mas será realizada entre os dias 2 a 4 de agosto.

O PRTB que marcou a convenção para o último dia do prazo, 5, corre atrás de um vice para a Irmã Ceição.

O único que está 100% definido é o UP, que realizará convenção no sábado, 27, para homologar a chapa Victor Hugo/Renan Marrocos.

 

FRASE

“O programa Nova Escola Potiguar está estruturando as escolas de todo o RN”

SOCORRO BATISTA – Secretária de Educação do Estado sobre os investimentos de R$ 5 milhões na restauração de mais 11 unidades de ensino

 

FEDERAÇÃO

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, marcou a sua convenção para o dia 3 de agosto, o mesmo dia da convenção do PSDB, de Lawrence Amorim, que terá o seu apoio. O PT não exigirá a vaga de vice, mas se for convidado, tem nome para oferecer à chapa tucana.

 

FEDERAÇÃO II

A eleição à Câmara de Mossoró será prioridade da federação Brasil da Esperança. Aparecem em destaque: vereadora Marleide Cunha e suplente Plúvia, radialista Ugmar Nogueira, todos do PT, o vereador Omar Nogueira, do PV. Outros nomes podem surpreender, como Miranda (PT).

 

CALCULADORA

Mossoró tem 184.656 eleitores. Levando em conta a média de votos válidos de eleições anteriores, teremos entre 140 mil a 145 mil votos contados. Se confirmados, o quociente eleitoral para a Câmara Municipal deve ficar entre 6,8 mil a 7 mil votos. Fiquem atentos, senhores candidatos.

 

EDUCAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou investimentos de R$ 5 milhões em obras de restauração e manutenção de 11 escolas da rede estadual. Três unidades de Mossoró serão contempladas pelo programa “Nova Escola Potiguar”, como a escola de tempo integral Cunha da Mota.

 

“BIDEN”

O ex-prefeito Naldinho está sendo chamado de “Biden potiguar”, depois de renunciar a candidatura à Prefeitura de Tibau, em prol da atual prefeita Lidiane Marques. A oposição reagiu e lançou a candidatura de Luiz Nazareno, do Cidadania.

 

SAÚDE

O presidente do PSDB potiguar, Ezequiel Ferreira, vai ficar ausente das convenções municipais para cuidar da saúde. Ele está em São Paulo para tratamento de uma diverticulite. A equipe médica não descarta uma intervenção cirúrgica.

 

É NOTÍCIA

1 - O vice-governador Walter Alves (MDB) assume o governo do RN. A governadora Fátima Bezerra (PT) embarca para os Jogos Olímpicos de Paris. Reassume o cargo na segunda-feira, 29.

2 - O governo Lula (PT) está preparando uma megaoperação contra fraudes no Bolsa Família, BPC e auxílio doença. Ministério da Fazenda, da Justiça e Polícia Federal foram escalados para a luta contra o crime.

3 - Há exatos 60 anos, Mossoró ganhava o Cine Cid, de propriedade de Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Hoje transformado em Teatro Estadual Lauro Monte Filho.

4 - Nesta data, em 2013, o vice-prefeito Wellington Filho assumia o cargo de prefeito de Mossoró, substituindo a prefeita Cláudia Regina em viagem ao Rio. Os dois tiveram mandatos cassados em novembro daquele ano.

Tags:

Mossoró
eleições
convenção
partidos

voltar