Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 23 Ago 2024 | redação Coluna César Santos: investimentos do governo em mais segurança

Crédito da foto: Assecom-RN Agentes concursados e formados pela Polícia Civil do RN

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte passará a contar em seus quadros com 155 novos agentes aprovados em concurso público e que concluíram o curso de formação. A nomeação deve ser publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 23.

Além disso, o Governo do Estado vai nomear mais 69 concursados para os quadros da Polícia Militar.

Não há dúvida, nem deve ser motivo de questionamento, que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) promoveu um salto de fortalecimento das forças de segurança e da defesa social do Estado.

Os números comprovam isso: o RN tinha um efetivo de 7.300 policiais militares e aumentou para 8.436, com 1.136 PMs a mais; a Polícia Civil passou de 1.216 agentes para 1.749, aumentando em 533 homens; o Corpo de Bombeiros passou dos 647 policiais em 2019 (primeiro ano do governo Fátima) para os atuais 833; e o Itep que era formado por 436 técnicos, hoje conta com 716; e foram promovidos 13.798 policiais militares, 857 policiais civis, 1.039 bombeiros militares e 416 técnicos do Itep.

São quase 3 mil novos agentes de segurança que reforçam o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal e Itep. Não custa destacar que o governo Fátima interrompeu uma série de 15 anos sem concurso para a Polícia Militar e uma série de 13 anos sem concurso para a Polícia Civil.

A consequência é a redução de todos os índices da violência no RN.

 

FRASE

“O governo Fátima interrompeu uma série de 15 anos sem concurso da PM e 13 anos sem concurso da Polícia Civil”

FRANCISCO DO PT – Deputado, líder do governo na Assembleia Legislativa do RN

 

SEU TEOBALDO

Nesta data, em 1875, a Câmara Municipal de Mossoró autorizava a construção do Mercado Público para atender à comercialização de carnes; hoje, o Mercado Público Central que leva o nome do nosso saudoso pai, Manoel Teobaldo dos Santos. E que implora por restauração urgente.

 

PESQUISAS

Quatro institutos de pesquisas estão na campanha de Allyson Bezerra (União), repetindo a estratégia de 2020. Os institutos assinam as pesquisas que são entregues para divulgação em canais diferentes. Na sequência, repercussão nas redes sociais e por “especialistas” em pesquisa.

 

PESQUISAS II

Não adianta ficar chateado com a estratégia de Allyson, até porque as pesquisas são registradas conforme determina a legislação. Ademais, a melhor forma de combater pesquisa é realizando a sua e publicando. Lembrando que pesquisa não ganha campanha, mas anima militância.

 

SÓ PROMESSA 4

A implantação de uma escola de saúde pública municipal foi promessa de campanha de Allyson Bezerra (União) em 2020, inclusive, inserida no plano de governo registrado no TSE. Hoje, quase quatro anos depois, não saiu do papel. A escola teria a função de formar e qualificar profissionais da saúde.

 

DITADURA

O Supremo Federal da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições, sem ele ter vencido. E proibiu a publicação das atas eleitorais. A partir de agora, quem discordar vai para a cadeia.

 

OBRAS

O secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho, está acompanhando in logo obras do governo em Mossoró, com destaque para a reforma da Escola Eliseu Viana, ampliação do Hospital Tarcísio Maia, Laboratório Regional e restauração da RN-117. Todas avançadas.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1912, Mossoró recebia a primeira secção da Companhia da Estrada de Ferro, onde funcionaram os serviços de locação. Abertura para o ramal ferroviário Mossoró/Sousa-PB.

2 - Dados do IBGE apontam que o Brasil será um país de cinquentões em 2070. Um país de cabeças prateadas. Talvez, quem sabe, não estaremos por aqui, como um jovem centenário.

3 - O Garbos Racepções está sediando as Feiras Bazar da Vida e Bem + Saúde. Hoje, a programação será aberta às 9h30 com palestra motivacional e muitas outras atividades.

4 - O jornalista Esdras Marchezan é um dos autores do livro “Mídias educativas e impacto social: as redes do Futura na era da comunicação de causas. No conteúdo, comunicação pública e liberdade de imprensa. Vamos ler.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar