Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 13h15 | 18 Mar 2023 | redação Forças de segurança já prenderam 100 suspeitos de ataques no Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Assecom-RN 18 suspeitos foram presos ontem em Natal e Região por ligação com fação criminosa

Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato

Diante da onda de ações criminosas orquestradas que atinge o Rio Grande do Norte desde o começo desta semana, as forças de segurança pública mantêm as ofensivas contra a série de ataques. As ações policiais de combate aos atentados já resultaram em 100 prisões e na apreensão de mais de 60 artefatos explosivos, dentre outras dezenas de objetos ilícitos empregados nos delitos.

O balanço divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (17) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED/RN) deu conta de quase 97 suspeitos detidos e 65 artefatos explosivos apreendidos, além de mais de 20 galões de gasolina. Os materiais são empregados em ações criminosas como incêndios de veículos e prédios públicos e privados.

Segundo dados repassados pela Sesed pouco antes das 18 horas de ontem,

os quase 100 presos incluíam dois adolescentes apreendidos; dez foragidos da Justiça recapturados; um tornozelado com arma de fogo; e um tornozelado com galão de gasolina detidos. Além das prisões, as operações policiais contra os ataques em série no estado já contabilizavam a apreensão de 23 galões de gasolina; 26 armas de fogo; quatro simulacros de arma de fogo; dez motos; dois carros; e dinheiro, drogas, e munições em quantidades não detalhadas.

Operação conjunta prende 18 suspeitos e cumpre mandados de busca e apreensão

Em ação conjunta da Força-Tarefa Susp Natal, a Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), deflagraram na manhã desta sexta-feira (17) a operação "Normandia", destinada a combater crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.

A ação resultou na prisão de 18 suspeitos. Cerca de 150 policiais foram acionados para cumprir 30 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. A PF informou que a operação de ontem foi realizada no interesse de inquérito policial instaurado no ano de 2022, por meio do qual se identificou a atuação de facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves, como roubos e homicídios.

Segundo a PF, entre os alvos da operação está um dos líderes da facção, apontado como responsável por ordenar os recentes ataques acontecidos nesta semana em Natal e diversos municípios do Rio Grande do Norte. A polícia disse que os investigados poderão responder por organização criminosa e tráfico de drogas e, se condenados, cumprir pena de até 23 anos de reclusão.

Reforço no policiamento

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou nesta sexta-feira que ainda ontem quatro helicópteros -- um da Secretaria da Segurança Pública do Ceará, outro da Secretaria da Segurança Pública da Paraíba, um terceiro da PRF, mais o Potiguar 01, do próprio RN - pousariam no estacionamento da Arena das Dunas, em Natal; e que as aeronaves iriam apoiar as forças de segurança pública que atuam no estado contra os ataques em série, e que um quinto helicóptero, também da PRF, seguiria para auxiliar as operações em Mossoró e região. Além disso, policiais do Ceará e da Paraíba também foram enviados para reforçar a segurança no estado potiguar. E na tarde de ontem, o governador do Pará anunciou que iria enviar 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar.

 

Presos três suspeitos de ordenar ataques e acusado de integrar facção

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) identificaram nesta quinta-feira (16) três suspeitos por ordenar ataques no Rio Grande do Norte. A informação da prisão do trio foi confirmada nesta sexta (17) pela Deicor.

Foram presos Judson Bezerra Araújo Batista, conhecido como “Bebezão”, que cumpre pena no estado da Bahia. No começo desta semana, ele foi até transferido para uma unidade de segurança máxima, após também ter sido encontrado com ele dois aparelhos celulares, que para a polícia, seriam utilizados por ele para ordenar ataques.

O outro foi Igor Rodrigo de Oliveira Cavalcanti Coelho, “Igor Latrô”, que cumpre pena na Paraíba, e que para a polícia também ordenou ataques praticados no RN. Erick Silva de Santana, o terceiro suspeito, conhecido como “Neymar do Morro”, também cumpre pena naquele estado e, conforme a polícia, utilizava um aparelho celular para contatar, diretamente, integrantes da organização criminosa que atuam no bairro Mãe Luiza, na zona Leste de Natal.

Os presos foram colocados em isolamento após a descoberta. Já em Mossoró, policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) deram cumprimento ontem a um mandado de prisão contra Ozenilson Leomar de Andrade, por organização criminosa. Ele foi preso no bairro Santo Antônio, após cerco realizado pela polícia, e encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. E em Coronel Ezequiel, policiais civis prenderam ontem três suspeitos por organização criminosa, possivelmente envolvidos nos ataques realizados no município.

 

LEIA MAIS SOBRE A ONDA DE ATAQUES NO RIO GRANDE DO NORTE:

Normandia: operação contra organização criminosa prende 18 pessoas

PC identifica 3 presos que estavam dando ordens de dentro dos presídios para ataques no RN

Força Nacional e polícias do Ceará e Paraíba chegam hoje a Mossoró

RN recebe reforço de 90 policiais da Força de Cooperação Penitenciária

Autoridades de segurança apontam aliança de facções rivais em ataques no RN

- Suspeito de comandar ataques no RN direto da Bahia é levado para segurança máxima

- Força Nacional atua em áreas estratégicas para garantir ordem pública no RN

Tags:

Rio Grande do Norte
segurança
Força Nacional
Polícia Militar
Polícia Civil

voltar