Fim do prazo para realização das convenções partidárias, neste domingo (5), no Rio Grande do Norte foram oficializadas as setes chapas que concorrerão ao Governo do Estado.
As chapas são:
Governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD)/Tião da Prest (PR);
Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT)/Kadu Ciarlini (PP);
Senadora Fátima Bezerra (PT)/Antenor Roberto (PC do B);
Professor Freitas Júnior/Flávio Rebouças (REDE);
Sindicalista Dário Barbosa/Socorro Ribeiro (PSTU);
Professor Carlos Alberto/Aparecida Dantas (PSOL).
Breno Queiroga (Solidariedade)/Sérgio Leocádio (PSC).
As últimas convenções foram realizadas no sábado (4) e hoje (5), com a definição das três principais candidaturas ao governo.
No sábado, em Natal, o PDT oficializou a candidatura de Carlos Eduardo e coligação com PP, MDB, DEM e Podemos, em convenção realizada no Palácio dos Esportes (VEJA AQUI).
Também no sábado, no Espaço América, em Natal, o PT oficializou a candidatura de Fátima Bezerra e a coligação com PHS e PC do B (VEJA AQUI).
Hoje pela manhã, no hotel Holiday Inn, o PSD confirmou a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria e aliança com mais 11 partidos, entre eles o PR, PSDB, Pros, PRB, Avante e a candidatura a vice-governador de Tião da Prest (VEJA AQUI).
Antes, os outros candidatos a governador e vice-governador já havia oficializado as suas convenções, oficializando candidaturas e coligações.
CALENDÁRIO ELEITORAL
Com o fim do prazo das convenções, o calendário eleitoral tem datas importantes nesse mês de agosto. A partir desta segunda-feira (6), por exemplo, fica vedado às emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, incisos I, III a VI):
- Transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.
- Veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes.
- Dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.
- Veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.
- Divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.