Segunda-Feira, 18 de março de 2024

Postado às 10h00 | 26 Mar 2018 | Redação Sinte/RN diz que adesão a greve está forte e aumentará ao longo da semana

Crédito da foto: Divulgação/Sinte/RN Mossoró Os professores do estado em Mossoró decidiram na sexta entrar em greve

O diretor da regional Mossoró do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) e integrante da comissão de greve, Jean Carlo da Silva, disse ao DE FATO.COM na manhã desta segunda-feira, 26, que a adesão dos professores a paralisação, decidida na última sexta-feira, 23, começou forte e a expectativa é que aumente durante a semana.

Segundo ele, os pais e alunos já começaram a ser avisados da greve na tarde da última sexta e que também nesta segunda o avisado será dado. Ele diz que esse aviso é a respeito dos motivos que levaram os professores ao movimento.

“O movimento começou forte e tende a aumentar nos próximos dias. Os professores já começaram a avisar aos pais e alunos sobre o movimento ainda na sexta quando foi decidido pela paralisação. Ainda não temos um número exato da adesão na regional de Mossoró, mas ela está forte e aumentará. Acho que só teremos um número exato na próxima semana, pois essa semana também é curta”, informou.

Jean Carlo ainda relata que a greve no Estado também tem alto grau de aceitação entre os professores. “O que tem chegado aqui para a gente na Regional de Mossoró é que a greve no Estado está forte. O Sinte de Mossoró vai se reunir com agora pela manhã com os professores de Areia Branca e acreditamos que eles também vão aderir. Amanhã (terça-feira) será a vez dos professores de Caraúbas que terá um encontro com a gente”.

Os professores estão reclamando a implantação do reajuste do piso nacional de salário dos magistério, de 6,81%, e que deveria valer a partir do dia 1º de janeiro deste ano. A pauta de reivindicação contém outros 50 itens sobre melhores condições de trabalho.

VEJA TAMBÉM:

Professores da rede estadual em Mossoró seguem os de Natal e decidem por greve

Secretária de Educação lamenta greve dos professores e alega ter apresentado propostas

Professores não aceitam proposta do governo e decidem pela greve???????

Governo apresenta quatro propostas para evitar greve dos professores???????

Secretária de Educação pede que professores não entrem em greve???????

Professores da Rede Estadual de Ensino aprovam indicativo de greve para o dia 22???????

O Governo do Estado, via Secretaria de Educação, tentou impedir a paralisação, chegando a apresentar quatro propostas, com parcelamento do reajuste salarial, mas não foram satisfatórias, segundo avaliação da categoria.

A primeira proposta apresentada pelo governo oferecia o reajuste dividido em cinco parcelas, que seriam pagas entre julho e novembro deste ano.

Em seguida, o governo sugeriu pagar o reajuste parcelado entre abril e setembro para ativos e inativos. A terceira oferta foi pagar 3% em junho e 3,81% em setembro para ativos e inativos. E última proposta, também recusada, foi o pagamento de 3% em junho para ativos e inativos. No mês seguinte sairia o pagamento de 3,8% para os servidores da ativa e o mesmo percentual sairia em setembro para os inativos.

A última proposta prevê pagamento integral para os professores na ativa em abril e parcelado em cinco vezes para os inativos, com pagamentos entre abril e setembro.

Tags:

Sinte/RN
regional de Mossoró
Mossoró
adesão
greve dos professores

voltar