Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 21 Mar 2023 | redação Transporte coletivo e atendimentos em UBSs são retomados parcialmente

Crédito da foto: Ilustrativa Frota de ônibus da empresa Cidade do Sol

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Mossoró retomou nesta segunda-feira (20) o transporte coletivo e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Inicialmente, apenas três linhas entraram em funcionamento e foram abertas 13 UBSs.

Vale salientar que os serviços haviam sido paralisados no início da semana passada por conta dos ataques em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte orquestrados por uma facção criminosa com atuação dentro e fora dos presídios potiguares.

Neste primeiro momento, somente as linhas das regiões do Vingt Rosado, Nova Vida e Abolições entraram em circulação. Os ônibus circulam até às 18h. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre o funcionamento de outras linhas.

A medida tomada pela concessionária do transporte coletivo no município observou a segurança dos passageiros. O retorno do transporte coletivo é de fundamental importância para a mobilidade urbana do município e para o acesso da população aos seus destinos como: trabalho, casa, instituições de ensino e outras atividades.

Em períodos sem férias escolares, a média de passageiros que usa o transporte público na segunda maior cidade potiguar chega a 4.200 passageiros por dia. Atualmente, a Cidade do Sol conta com 12 linhas operando no município.

UBSs

As unidades básicas de saúde também estão reabrindo de forma gradual. Ao todo, 13 UBSs retornaram os atendimentos à população. Por conta também dos ataques, as unidades haviam sido fechadas.

Entraram em funcionamento as UBSs Antônio Soares (Bom Jesus), Centro Clínico Evangélico (Paredões), Dr. Chico Costa (Santo Antônio), Dr. Cid Salém (Abolição IV), Dr. Epitácio da Costa (Pintos), Dr. Helênio Gurgel (Pereiros), Lucas Benjamim (Abolição III), Maria Soares (Alto de São Manoel), Mário Lúcio (Alto da Pelonha), Raimundo Renê (Boa Vista), Dr. Chico Porto (Aeroporto I), Vereador Lahyre Rosado (Sumaré) e Dr. José Leão (Alto da Conceição).

EDUCAÇÃO

Até o encerramento desta reportagem, a Prefeitura de Mossoró não havia informado a retomada das aulas na rede municipal de ensino. As aulas estão suspensas também desde a última terça-feira (14).

UERN

Atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos Campi continuam suspensas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) até esta quarta-feira (22). A decisão foi tomada na sexta-feira (17) e prioriza a segurança da comunidade acadêmica e a mobilidade (transporte municipal e intermunicipal).

Os procedimentos de Heteroidentificação, voltados aos candidatos convocados na chamada regular do SiSU 2023 na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI); e as perícias da Junta Multiprofissional, voltadas aos candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD), agendados para os dias 20, 21 e 22 de março estão suspensos.

UFERSA

O restaurante universitário localizado no campus da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (Ufersa) ficará aberto de forma parcial, atendendo somente estudantes das residências universitárias, militares da Força Nacional alojados no Expocenter e bolsistas de projetos de extensão considerados essenciais para o funcionamento da universidade.

Os restaurantes universitários dos campi da Ufersa em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros permanecerão fechados até a próxima sexta-feira (24), período em que as aulas presenciais também foram suspensas por questões de segurança. Segundo a instituição, a entrada e a saída nos quatro campi continuarão a ser controladas pelas equipes de segurança da instituição.

As aulas estão suspensas desde a semana passada. A medida também vale até próxima sexta (24).

 

LEIA MAIS SOBRE OS ATAQUES CRIMINOSOS DO RN

- Suspeito de comandar ataques em Mossoró morre em confronto com a PM em Tibau

- Polícia Civil do RN prende suspeito de assassinar policial penal

- Ministro anuncia a liberação de R$ 100 milhões para a segurança do Rio Grande do Norte

- Relatório aponta série de violações no sistema penitenciário potiguar

- Homem responsável por ataques na região do Seridó é preso em Campina Grande

- Flávio Dino vai anunciar recursos para sistema prisional do RN

- Redução no número de ataques criminosos no RN chega a 74,5%, mostra balanço

- Forças de segurança já prenderam 100 suspeitos de ataques no Rio Grande do Norte

- RN deve ter 500 homens da Força Nacional para enfrentar crime organizado

Normandia: operação contra organização criminosa prende 18 pessoas

PC identifica 3 presos que estavam dando ordens de dentro dos presídios para ataques no RN

Força Nacional e polícias do Ceará e Paraíba chegam hoje a Mossoró

RN recebe reforço de 90 policiais da Força de Cooperação Penitenciária

Autoridades de segurança apontam aliança de facções rivais em ataques no RN

- Suspeito de comandar ataques no RN direto da Bahia é levado para segurança máxima

- Força Nacional atua em áreas estratégicas para garantir ordem pública no RN

Tags:

Mossoró
segurança
transporte coletivo
UBSs

voltar