Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Postado às 19h45 | 17 Fev 2024 | redação Novo bispo de Mossoró é empossado com grande participação de fiéis e autoridades

Crédito da foto: Carlos Costa Dom Francisco de Sales recebeu a bandeira do RN das mãos da governadora Fátima Bezrra

A comunidade católica lotou o adro da Catedral de Santa Luzia para receber o sétimo bispo da Diocese de Mossoró, dom Francisco de Sales Alencar Batista. A posse canônica foi realizada no fim da tarde deste sábado, 17, bastante prestigiada por autoridades e fieis.

A governadora Fátima Bezerra (PT) entregou ao novo bispo a bandeira do Rio Grande do Norte, como uma simbologia da acolhida do Estado ao religioso.

Dom Francisco de Sales sucede a dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito, na administração da Diocese de Santa Luzia.

Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.

O jovem religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.

Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

LEIA MAIS

- Dom Francisco, o primeiro bispo carmelita da Diocese de Mossoró

- Dom Francisco fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas

- Os Carmelitas e novo bispo da Diocese Santa Luzia de Mossoró

- Três objetivos nortearam dom Mariano na Diocese de Mossoró

 

Tags:

Dom Francisco de Sales
bispo
Mossoró
Diocese

voltar