Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), enviou para Mossoró o total de 4.550 doses das vacinas Pfizer e CoronaVac para dar prosseguimento e início de novo grupo para a aplicação da primeira dose no município. De acordo com a nota técnica publicada pela pasta estadual, o quantitativo é para população em geral, trabalhadores da indústria e da limpeza.
Das 4.550 doses, 3.780 são do imunizante da Pfizer e 770 da CoronaVac. Do total de doses da Pfizer, 2.052 é para a população em geral e 1.728 para trabalhadores industriais. Já a remessa da vacina produzida no Brasil, serão 500 doses destinadas para os trabalhadores da indústria e 270 para trabalhadores da limpeza.
A Sesap explica que os trabalhadores da limpeza urbana, incluídos nos grupos elegíveis no Plano Estadual e Nacional de Vacinação da Covid-19, serão contemplados nesta fase da campanha de imunização, devido à exposição ao risco de infecção em suas atividades.
Até a tarde desta sexta-feira Mossoró vacinava trabalhadores da indústria e da construção civil com 30 anos ou mais. Os trabalhadores desses segmentos econômicos já vinham sendo vacinados anteriormente, porém, com a faixa etária mais elevada. No último fim de semana, a faixa caiu para 35 anos ou mais no dia 03 passado.
Desde a última quarta-feira, 7, Mossoró aplica a primeira dose em pessoas de 38 anos mais sem comorbidades. As pessoas da nova faixa etária beneficiada devem procurar o Ginásio do SESI.
RIO GRANDE DO NORTE
A Secretaria Estadual de Saúde distribuiu nesta sexta-feira, 9, 34.972 doses da Pfizer, CoronaVac/Butantan, ambas para primeira dose, e Janssen, de dose única, para os 167 municípios potiguares.
De acordo com a Nota Técnica nº 43, são 27.852 doses da Pfizer, outras 6.530 doses da CoronaVac/Butantan e 590 da Janssen, estas exclusivas para trabalhadores aquaviários. As demais vacinas distribuídas são destinadas aos trabalhadores industriais, trabalhadores dos serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos e para a população em geral, de acordo com o cronograma por faixa etária seguido pelos municípios.
A Sesap orienta aos municípios à continuidade da vacinação dos caminhoneiros e disponibilidade da vacina a estes profissionais em todos os municípios, independente do local de residência, devido à sua necessidade de constante deslocamento.
Também seguem sendo vacinados os trabalhadores que comprovem vínculos em empresas do ramo industrial, estabelecendo entre eles a prioridade por faixa etária, caso as doses disponíveis não sejam suficientes para totalizar este público.
Tags: